Boas Vindas

Em uma palestra recente sobre uma das várias abordagens de intervenção para pessoas com autismo, uma mãe levanta sua mão, nitidamente angustiada, e pergunta:

“E quem é que vai me dizer qual é a melhor abordagem para o meu filho?”.

Então a palestrante responde:

“Você é quem vai escolher”…

Tarefa difícil esta, não é?!

Diante disso, pensamos: “O que se faz quando se tem dúvida ou se quer conhecer sobre algo?”Joga no Google, certo?!

Foi o que fizemos!

Nos colocamos em lugar de pais, parentes, professores e demais profissionais que acompanham pessoas com autismo e fizemos a seguinte busca: “ABA e autismo”. Para nossa surpresa, nos deparamos com uma escassez de informações de qualidade que sejam adequadas a este público, que pudessem favorecer a expansão de informações sobre o que é o autismo e, principalmente, de como a Análise do Comportamento vem sendo aplicada nesse contexto. Sabemos, por outro lado, que existem mitos para serem desvendados, dúvidas a serem sanadas e curiosidades a serem ainda mais aguçadas.

É aí que a gente entra!

Esse blog surgiu de uma equipe de trabalho com crianças autistas – formada por estudantes e profissionais psicólogos que utilizam a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) como forma de intervenção – somado ao interesse e necessidade de prover informações acessíveis ao público e auxiliar na escolha de tratamento de seu filho/aluno/paciente de forma consciente. Assim, esperamos poder contribuir para a melhoria na qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista através de vocês, leitores.

Gostaríamos de frisar que existem diferentes abordagens teóricas e formas de intervenção no trabalho com autismo. Neste espaço traremos apenas o que corresponde ao ABA, que é nossa ferramenta de trabalho.

Portanto, sintam-se em casa e aproveitem a leitura!

FacebookTwitterGoogle+